slide 1

Tudo sobre educacao e diversao.

slide 2

wikilegenda.

slide 3

Tudo sobre educacao e diversao.

slide 4

wikilegenda.

slide 5

Tudo sobre educacao e diversao.

wikilegenda

wikilegenda
wiki

Tudo sobre educaҫão e diversão

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Virtudes do Empreendedor

Virtudes do Empreendedor

Ao iniciar uma empresa, você será aquele que tomará as decisões e suas características influirão muito nesse arriscado negócio. É preciso muita determinação e perseverança. A criatividade será necessária não só para iniciar, mas também para sustentar o negócio ao longo do tempo.
É importante estar consciente de quais são suas qualidades e suas deficiências. Uma análise de suas experiências práticas, de sua capacidade e personalidade ajudarão a enfrentar qualquer situação.
No jogo dos negócios o que distingue os empreendedores dos meros participantes são dois tipos de virtudes: as de apoio e as superiores. As virtudes de apoio são importantes e necessárias, mas as virtudes superiores são características apenas dos verdadeiros empreendedores.

Virtudes de apoio:

Nas virtudes de apoio encontramos - visão, energia, comprometimento, liderança, obstinação e capacidade de decisão/concentração.
Visão: A visão é um trabalho mental que liga o hoje (conhecido) ao amanhã (desconhecido), criando o futuro a partir de uma montagem de fatos, esperanças, sonhos, oportunidades e perigos. A definição da visão permite que o empreendedor estabeleça seu rumo em longo prazo. Ela permite que o empreendedor se posicione, assim como o seu empreendimento, para criar e aproveitar oportunidades. Com base na visão, o empreendedor busca idéias e conceitos que possibilitem caminhar segundo uma direção preestabelecida, convencendo as pessoas a adotarem a visão e a procurarem maneiras para desenvolvê-la.

Energia: Os empreendedores são seres carregados de energia. Eles estão constantemente buscando alguma coisa para fazer. Empreendedores não gostam de perder tempo. Dificilmente você vai encontrá-los balançando-se em uma rede ou curtindo a vida, a não ser que estejam meditando sobre um novo negócio.
Para você ter sucesso, é necessário ter energia e estar disposto a se sacrificar para atingir objetivos, caso seja necessário.

Comprometimento: Os empreendedores estão sempre dispostos a se sacrificar ou despender esforço pessoal, fora do comum, para concretizar um projeto. O comprometimento faz com que o empreendedor se esforce em manter os clientes satisfeitos e os coloque em primeiro lugar, acima do lucro em curto prazo. O empreendedor comprometido sempre faz amigos entre funcionários e clientes.
Comprometimento é uma questão de sinceridade. A sinceridade é um traço do caráter que aumenta a auto-satisfação, o auto-respeito e a capacidade espiritual de conviver consigo mesmo.

Liderança: O empreendedor possui forte capacidade de liderança. Ele é capaz de agregar pessoas em torno de si e movê-las em direção aos objetivos por ele determinados. Como líder autêntico, possui ideais e objetivos. Para realizá-los, emprega estratégias conscientes ou inconscientes, buscando influenciar ou persuadir os outros. Ao buscar apoio, associa-se às pessoas-chave criando uma rede de contatos. Essas estratégias são utilizadas, principalmente, para desenvolver e manter relações comerciais.

Um líder deve saber defender seus pontos de vista e estar disposto a lutar por eles (personalidade), e deve também possuir caráter e integridade.

Obstinação: O empreendedor é um guerreiro obstinado. Ele gosta de competir.
Quando entra em uma disputa por uma causa ou um ideal, só sai como vencedor.
Não conseguindo vencer da primeira vez, não desiste, volta com carga total assim que for possível. Neste caso, usa estratégias alternativas, a fim de enfrentar os desafios e superar os obstáculos.
Na sua visão, obstáculos existem não para serem contemplados, mas sim ultrapassados. Quanto maior o obstáculo, maior o desafio.
É a obstinação que faz com que os empreendedores assumam, como sendo de sua responsabilidade pessoal, a performance necessária para o seu negócio atingir os objetivos desejados.
As pessoas que estão na corrida pelo sucesso devem ter em mente que a atualidade em que vivemos exige novas idéias, novas maneiras de fazer as coisas, novos líderes.
“O mais importante não é vencer na primeira vez e sim continuar tentando”.

Capacidade de Decisão/Concentração: é parte de um processo que começa com a identificação de um problema e termina apenas quando uma determinada alternativa for escolhida. Este processo se desenvolve em cinco etapas:
Etapa 1: Formulação da Questão - Formule uma questão que descreva a situação-problema da maneira mais clara possível, sem sacrificar suas sutilezas ou complexidades.
Etapa 2: Busca de Informações - Busque informações relevantes para o aprimoramento e a resposta da questão.
Etapa 3: Definição de Alternativas - Crie várias respostas alternativas para a questão.
Etapa 4: As Consequências - Avalie cada uma das alternativas que emergem da etapa 3, pensando nas suas implicações e prevendo as possíveis consequências. Isso o prepara para tomar a decisão na próxima etapa e possibilita a criação de planos parciais, caso a escolha se mostre parcial ou totalmente errada.
Etapa 5: A Decisão - Antes de iniciar esta etapa, faça uma avaliação rápida do processo já realizado.

O empreendedor não se perde no emaranhado de oportunidades. Ele tem um senso apurado de prioridade e concentra-se naquilo que é realmente importante.
As próprias atividades diárias são avaliadas e realizadas em função de uma escala de prioridades: primeiro as mais importantes, depois as menos. Se não houver tempo suficiente, ficam as menos importantes para o outro dia.

O senso de prioridade facilita o cálculo dos riscos. O empreendedor avalia as estratégias alternativas e calcula riscos deliberadamente, sempre preocupado em reduzi-los e em controlar os resultados. Busca sempre se colocar em situações que implicam riscos moderados e calculados em relação aos objetivos que pretende alcançar.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Quem é o empreendedor

Quem é o empreendedor

Empreendedores são pessoas capazes de sonhar e transformar sonhos em realidade. Identificam oportunidades, agarram-nas, buscam recursos e transformam tais oportunidades em negócios. São empreendedores todas as pessoas inovadoras, assim como aquelas que sabem enxergar as mudanças e aproveitá-las, transformando-as em oportunidades de negócios.
Para se ser um bom empreendedor é preciso ter consciência dos próprios limites, o que pressupõe um profundo autoconhecimento. Por isso, é muito importante desenvolver um conceito de si próprio, identificando os valores pessoais, os gostos, as áreas de conhecimento de maior interesse e, sobretudo, as deficiências, para que possam ser corrigidas (compensadas, eliminadas).
Empreendedores não fogem aos obstáculos. Imaginam caminhos novos, diferentes; mudam ou criam valores. Iniciativa, persistência, especialização, persuasão e capacidade de assumir riscos são alguns dos traços comuns entre empreendedores de sucesso.

Características do empreendedor

A viabilidade de uma pequena empresa depende, basicamente, da figura do empreendedor, pois ele é o ponto central que determinará ou não o sucesso do empreendimento. Cabe a ele muitas vezes exercer, simultaneamente, o papel de dono da idéia e o de gerente das ações que serão colocadas em prática. Por essa razão, o empreendedor deve procurar sempre desenvolver as virtudes e as qualidades necessárias para obter sucesso no seu empreendimento.

Dentre as características de um empreendedor importa-nos destacar:
1.      Em primeiro lugar os valores associados à pessoa do empreendedor, ou seja, às virtudes que são características fundamentais de quem quer iniciar seu próprio negócio.
2.      Em segundo lugar as habilidades gerenciais, que incluem estratégias de nicho, gerenciamento do fluxo de caixa, um sistema orçamentário simples, mas eficiente, experiência anterior, educação e estrutura organizacional simples.
3. Em terceiro estão às habilidades pessoais, que incluem um bom relacionamento com um representante de crédito, boas relações com clientes e boas relações com os empregados.

Esses fatores mencionados são determinantes para que o empreendedor possa atingir seus objetivos e metas.

Você deve trabalhar o sucesso como função de habilidades como:
•• competência (saber fazer),
•• motivação (querer fazer) e
•• criatividade (fazer mais com menos),

•• metas claras, desafiadoras, mas que podem ser realizadas.